ENTRAR NO SITE OFICIAL

Bónus de boas - vindas

ENTRAR E JOGAR

Luís Filipe Vieira diz que "na Federação, é tudo Sporting" e ataca Proença: "Chegou a aliciar-me"

Iniciado por Admin, Hoje at 01:00:04

Tópico anterior - Tópico seguinte

Luís Filipe Vieira está a dar uma entrevista ao Canal Now. O antigo presidente do Benfica que, ao que tudo indica, irá voltar candidatar-se à liderança dos "encarnados", teceu duras críticas a Pedro Proença, atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol e ex-presidente da Liga de Clubes.

Dirigentes da FPF: "O presidente do meu clube disse, "Não votei Pedro Proença, votei no projeto". O presidente do Conselho de Justiça [da FPF] foi indicado pelo Sporting, o presidente do CD [da FPF] é mulher deste. O vice-presidente do CD, advogado do Sporting. Rui Caeiro é "vice" para a arbitragem. Dr. José Carlos Oliveira, ex-diretor jurídico no Sporting, é diretor jurídico na FPF. Tem acesso a todos os contratos dos clubes. É tudo Sporting, é tudo verde."

Culpas de Rui Costa: "Foi o presidente do Benfica que permitiu esta situação. Em cinco ou seis pelouros, o Benfica tem de estar, o FC Porto também. Pela primeira vez na história houve uma cavalgada deste género."

Benfica perdeu campeonato por falta de influência? "O que se passou na Taça de Portugal é demasiado grave. Todos vimos um jogador do Benfica a ser pontapeado. O presidente da FPF ainda não veio a público dizer nada. Manda alguns recados. É a história dele, manipular as pessoas. Ele queria muitos Rui Costas no futebol. Deve estar com problemas de eu me candidatar."

Críticas a Pedro Proença: "Pedro Proença andou dois anos e meio em campanha e era presidente da Liga de Clubes. Apanhei alguns casos em que estive presente. Quem conhece o Pedro Proença, e eu conheço-o perfeitamente... não é por acaso que as pessoas dizem que tenho de voltar. Está a pender para um lado."

Acusações contra Proença: "Não me quer lá [na presidência do Benfica]. Nunca brincou com os clubes, brincou com alguns... Chegou ao ponto de escrever cartas por um presidente de um clube e entregar a todos. Ele faz a carta, entrega a um presidente, mete o nome. Toda a gente sabe quem é o Pedro Proença. Sei como chegou até aqui. Se [os presidentes] têm medo? As pessoas acham que ele penaliza nos jogos. Comigo nunca conseguiu brincar. Mesmo com as guerras com Fernando Gomes, em que eu servia de negociador... ele não pode meter-se comigo. É pior para ele. O que aquele senhor fez, com a entrevista, é demasiado grave. Não fez nada na Liga, deixou a Liga com uma dívida brutal. Não pode brincar mais. Chegou a aliciar-me para determinado candidato não se candidatar. Tinha 15 mil euros de ordenado, carro e quando fosse para a UEFA ele é que ficava como presidente. O que lhe disse? Vou ver. Um dia vamos ter um frente a frente e falamos a sério do futebol português. As palavrinhas mansas não existem. Longe de mim achar que ia dizer isto, mas fiquei indignado. Ele não se pode intrometer nas eleições do Benfica. Já fez tão mal ao Benfica, mesmo como árbitro."

Proença está a intrometer-se nas eleições do Benfica? "Qual é a preocupação dele? Eu não estou preocupado, fui julgado publicamente, sem saber o que se passou. Saí do Benfica e não fui condenado em nada. Estou no julgamento do Saco Azul e vamos aguardar. O candidato que falava? O Nuno Lobo... ele sabe e as pessoas que estavam comigo também. Eu não almoçava sozinho. Havia mais uma pessoa que pode confirmar. Ele devia saber que sou pai de família e não brinco. Não lhe admito a ele, se fiz ou não fiz. Ele ainda tem outro serviço. Eu sei de pessoas a quem ele foi fazer insinuações graves a meu respeito, ainda eu era presidente do Benfica. Depois do que sucedeu ainda fez mais graves."

Falta de reação: "Se eu for presidente do Benfica, se calhar não vai estar muito tempo no futebol. Não sou só eu, há muitos presidente de clubes que estão calados porque têm medo, mas não tenham. Por causa das arbitragens? Logicamente. Ele não pode lá estar muito tempo. Se o sonho dele é ir para a UEFA que vá. O que é que ele fez pelo futebol português? Quer ir comigo falar com os presidentes, um a um? Eu vou consigo. Fazer um movimento? Esse movimento já existe. Falta um empurrão. Depois do ataque que ele me fez em direto, ainda por cima nem falou no meu nome, mas foi cobarde. Ele agora vai pôr a equipa dele toda a tentar fazer 30 por uma linha, mas eu aguento com eles todos."